Meio ambiente e energia

Frente Parlamentar em defesa do semiárido será lançada hoje

24/04/2019 - 07:55  

Fernando Frazão/Agência Brasil
Meio Ambiente - Seca - crise hídrica falta de água
Frente parlamentar deve defender, entre outras, ações que melhorem o acesso à água nesses municípios

A escassez de água e a aridez do solo são as principais características de delimitação do semiárido, que abrange mais de 1,2 mil municípios, de dez estados brasileiros. Lá, vivem 26 milhões de pessoas, sendo 1,7 milhão no meio rural. Garantir políticas públicas específicas para a região no próximo Plano Plurianual (PPA), que vale para os próximos quatro anos (2020-2023), será o primeiro desafio da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido, que será lançada nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados.

Mais de 200 parlamentares compõem a frente, criada com o apoio de organizações da sociedade civil. “A nossa missão será cobrar do governo Bolsonaro investimentos nas políticas de convivência com o semiárido. A maior demanda é a de acesso à água para consumo e produção de alimentos, questão básica para a condição humana”, explica o presidente da frente, deputado Carlos Veras (PT-PE).

Veras lembra que as políticas de convivência com a seca representam uma mudança da relação do Estado com a região, movimento que se iniciou, apenas, nos anos de 1980 e ganhou força no governo Lula. "Um exemplo é o Programa Cisternas, criado em 2003, responsável pela implantação de mais de 1,3 milhão de tecnologias para captação e armazenamento de água", disse.

Hora e local
O lançamento da frente parlamentar será realizada às 8h30, no auditório Freitas Nobre.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.