Meio ambiente e energia

Comissão de Brumadinho debate descomissionamento de barragens

21/03/2019 - 09:09  

A comissão externa sobre o desastre de Brumadinho (MG) realiza audiência pública hoje para discutir o descomissionamento das estruturas de barragens e tecnologias de aproveitamento de rejeitos.

Foram convidados para o debate, a pedido do presidente da comissão, deputado Zé Silva (SD-MG):
- o mestre em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto Denes Martins da Costa Lott;
- o professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas na área de Concentração em Ciência e Engenharia de Materiais Sidney Nicodemos; e
- o doutor em Geologia pela Albert-Ludwigs Universität Freiburg, Alemanha e ex-professor da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, Marcelo Augusto Martins Neto.

A audiência pública ocorrerá às 9h30, no plenário 2.

Desastre
A comissão externa acompanha os desdobramentos de um dos maiores desastres socioambientais do mundo, ocorrido no dia 25 de janeiro, quando a barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu e a lama de rejeitos atingiu comunidades de Brumadinho e o Rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.

De acordo com as últimas informações da Defesa Civil, até o momento foram confirmadas 209 mortes e 97 pessoas continuam desaparecidas.

Novas audiências
Na terça-feira (19), a comissão externa aprovou 36 requerimentos de audiências públicas em Brasília, além de novos debates e visitas a cidades mineiras que vivem o risco de novos rompimentos de barragens.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.