Meio ambiente e energia

Comissão de Brumadinho avalia situação de barragens em Barão de Cocais

18/03/2019 - 09:15  

A comissão externa de Brumadinho está em Barão de Cocais, em Minas Gerais, para discutir os riscos do rompimento da Barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco, que fica no município, e da barragem AngloGold Ashanti, que fica em Santa Bárbara.

No dia 8 de fevereiro, a Vale, por determinação da Agência Nacional de Mineração, retirou mais de 200 pessoas que moravam nas comunidades Socorro, Tabuleiro e Piteiras, junto à barragem da mina Gongo Soco. “As famílias foram levadas para hotéis de Barão de Cocais, Santa Bárbara e Caeté e outras foram para casas de parentes”, relatou o deputado Padre João (PT-MG), que pediu a realização do debate.

A barragem Barão de Cocais é uma das dez barragens a montante inativas, que fazem integram o plano de aceleração de descomissionamento anunciado no fim de janeiro. “É necessário conhecer o plano de descomissionamento dessa barragem, que a Vale execute medidas urgentes para evitar o rompimento da barragem, e que seja garantida a reparação integral aos danos já causados às famílias que saíram de suas casas”, afirma o parlamentar.

Foram convidados para participar da audiência pública, entre outros, o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos; prefeito de Santa Bárbara, Léris Felisberto Braga; os presidentes das câmaras municipais das duas cidades; representantes de associação de moradores e de trabalhadores das barragens.

A audiência será realizada a partir das 10 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.