Meio ambiente e energia

Meio Ambiente elege Rodrigo Agostinho para presidência do colegiado

Agostinho, que é o atual coordenador da Frente Ambientalista, está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados

14/03/2019 - 09:53   •   Atualizado em 14/03/2019 - 12:08

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Instalação da Comissão e eleição para presidente e vice-presidentes. Presidente, Rodrigo Agostinho (PSB-SP)
Rodrigo Agostinho vai comandar a comissão neste ano

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara será presidida neste ano pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP). Foram 14 votos a favor e um branco. A eleição para vice-presidentes ocorrerá posteriormente.

Uma das prioridades do deputado é debater questões relacionadas à mineração, especialmente após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG).

"Nós temos hoje cinco projetos de lei sobre mineração tramitando aqui, discutindo justamente a questão de barragens; um desses projetos é de minha autoria, e eu acho que nós precisamos agora amadurecer essas propostas e levar pro Plenário. Não dá mais pra gente ver esses erros se repetindo, com vidas sendo ceifadas, com a destruição do meio ambiente", disse o parlamentar.

Perfil
Rodrigo Agostinho tem 41 anos e está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Antes, Agostinho foi, por duas vezes, vereador (de 2001 a 2008) e prefeito (2009 a 2016) da cidade paulista de Bauru.

Ambientalista, Rodrigo Agostinho também já foi secretário municipal de Meio Ambiente de Bauru e é o atual coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados.

O que faz a comissão
A Comissão de Meio Ambiente discute e vota propostas sobre direito ambiental, legislação de defesa ecológica, recursos naturais renováveis, flora, fauna, solo e desenvolvimento sustentável.

No ano passado, o colegiado aprovou 218 propostas, mas vários assuntos importantes permanecem em discussão, como agrotóxicos, Código Florestal e demarcação de terras indígenas. Com o desastre ambiental ocorrido no início do ano na barragem da Vale em Brumadinho (MG), um dos assuntos que devem entrar na pauta da comissão neste ano é a regulamentação do funcionamento de mineradoras no País e o tratamento dado aos rejeitos da exploração mineral.

Da Reportagem - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.