14/03/2019 - 09h23 Atualizado em 14/03/2019 - 09h32

Comissão de Brumadinho analisa planos de segurança e emergência de barragens

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os desdobramentos do desastre da mineradora da Vale em Brumadinho (MG) realiza nova audiência pública nesta tarde. Desta vez deputados e especialistas vão discutir os planos de segurança e de ação de emergência de barragens.

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves; as coordenadoras do Movimento dos Atingidos por Barragens Tchenna Maso e Camilla Laranjeira Brito; o diretor do Brandt Meio Ambiente, Wilfred Brandt; e o engenheiro Antonio Nunes de Miranda.

Relembre
No dia 25 de janeiro, uma barragem de mineração da Vale em Brumadinho (MG) se rompeu deixando até agora 203 mortos e 105 desaparecidos.

A lama de rejeitos de minério de ferro atingiu parte do centro administrativo da empresa, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.

Depois disso, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa para acompanhar o caso, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) protocolou pedido para criar uma CPI sobre o rompimento da barragem e vários parlamentares apresentaram projetos de lei propondo alterações na política de segurança de barragens.

A audiência, proposta pelo coordenador da comissão, deputado Zé Silva (SD-MG), e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), será realizada no plenário 2 a partir das 13 horas.

Assista ao vivo.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'