13/02/2017 - 18h39

Alerta em rótulo de alimentos transgênicos poderá ser obrigatório

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Reunião Extraordinária. Dep. Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)
Carlos Henrique Gaguim: possíveis riscos à saúde

Tramita na Câmara dos Deputados projeto que torna obrigatória a inserção de imagem nos rótulos de alimentos transgênicos para alertar sobre danos que esses produtos podem causar à saúde humana.

A medida, prevista no Projeto de Lei 4908/16, do deputado Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), altera a Lei de Biossegurança (Lei 11.105/05).

Segundo o texto, a imagem deverá ser inserida independentemente da concentração final de organismos geneticamente modificados (Ogms), conhecidos como transgênicos, no produto comercializado.

Princípio da precaução
Gaguim destaca que a própria Lei de Biossegurança já exige que o consumidor seja informado sobre a presença de Ogms em alimentos e ingredientes destinados ao consumo humano.

No entanto, acrescenta o deputado, o texto não fala especificamente de imagem que mostre os possíveis riscos à saúde.

“Embora não haja certeza científica dos efeitos negativos que o consumo de produtos transgênicos pode causar à saúde humana, o princípio da precaução deve se sobrepor”, defende o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Neusa | 14/02/2017 - 23h48
TEM que ser obrigatório. Pagamos pelo produto, pelos impostos altíssimos embutidos no msm e nem o direito de saber o que estamos comprando temos? Faça - me o favor !
Eduardo | 14/02/2017 - 09h43
Ótima proposta! Direito à informação é fundamental!
telma serur | 13/02/2017 - 23h39
JUNTO COM O SÍMBOLO DO TRANSGÊNICO, SEMPRE A ADVERTÊNCIA QUANDO O PRODUTO CONTÉM GLÚTEN.