Meio ambiente e energia

Proposta prevê assistência ambiental para agricultura familiar

02/03/2016 - 19:05  

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Zé Silva (SD-MG)
Zé Silva: produção integrada com preservação ambiental

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3980/15, que cria programas de educação ambiental voltada à agropecuária no âmbito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater) e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Segundo o autor, deputado Zé Silva (SD-MG), o curso de assistência técnica “tem papel fundamental para, em conjunto com as comunidades e organizações ligadas às questões ambientais, promover a integração da produção agropecuária com a preservação dos recursos ambientais”.

O texto prevê a participação dos órgãos de assistência técnica e extensão rural, comunidade e organizações ligadas às questões ambientais, visando a socialização, construção e reconstrução de conhecimentos, de práticas e de ações, tendo como perspectiva o desenvolvimento sustentável.

O deputado menciona o programa Rede VERdeMINAS, em Minas Gerais, que faz a gestão integrada de recursos naturais e de educação ambiental. Suas ações focam a revitalização e manejo integrado de sub-bacias hidrográficas, a formação de profissionais, a caracterização de ecossistemas e a adequação ambiental da propriedade rural.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.  

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3980/2015

Íntegra da proposta