Meio ambiente e energia

Câmara lança cartilha sobre sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente

06/06/2016 - 18:06  

Em homenagem à Semana do Meio Ambiente, a Câmara dos Deputados lançou, nesta segunda-feira (6), uma cartilha sobre sustentabilidade. A iniciativa é do EcoCâmara (Comitê de Gestão Socioambiental), em parceria com o Núcleo de Educação à Distância do Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento).

Batizada de "A sustentabilidade dos 5Rs", a cartilha incentiva a prática cotidiana das ações que marcam o conceito de sustentabilidade ambiental: "repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar".

Segundo a coordenadora de Técnicas Aplicadas à Educação do Cefor, Rafaela Sartori, a cartilha também aposta na divulgação de ações que levem a mudanças de hábito: "A cartilha é feita em cima de princípios pedagógicos e de um chamado para colocar [ações] em prática. É bem dinâmica e interativa. É um instrumento introdutório para sensibilizar e a gente acredita que as pessoas, vendo as ações, vão buscar se aprofundar".

A cartilha é virtual e está disponível no site do EcoCâmara.

Vídeo
Os 5Rs aparecem em destaque no vídeo também lançado pelo EcoCâmara, nesta segunda, para disseminar a cultura da sustentabilidade entre os servidores da Câmara, conforme previsto na Lei 12.305/10, que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Trecho do vídeo diz que "sempre dá para repensar os hábitos de consumo e descarte; recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde; reduzir os gastos; reutilizar e recuperar, ao máximo, antes de descartar algo; e separar o lixo para reciclar os materiais".

Ações
O EcoCâmara já desenvolve várias ações de gestão sustentável, como transporte compartilhado de servidores, proteção de áreas verdes e gabinetes parlamentares com economia de insumos e materiais. O coordenador, Luiz Vicente Braga, busca agora um maior compromisso da Casa com a agroecologia e a disseminação de alimentos saudáveis: "Que a gente possa estar junto com essa onda que já é o presente, não é mais o futuro".

Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia 5 de junho foi o Dia Mundial do Meio Ambiente e essas ações da Câmara fazem parte da agenda de eventos previstos para este Mês do Meio Ambiente na Casa.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.