Meio ambiente e energia

Câmara lança projeto de sustentabilidade para gabinetes de deputados

A ideia é ajudar a disseminar na administração pública a coleta seletiva de lixo, o reuso de água e a reciclagem, ações praticadas pelos servidores da Casa desde 2003

22/09/2015 - 18:57  

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Lançamento do Projeto Gabinetes Sustentáveis, que prevê a implantação da iniciativa em 10 gabinetes parlamentares, em formato experimental, para validação do modelo. O projeto volta-se ao atendimento das diretrizes e dos objetivos estabelecidos pela Política Socioambiental da Câmara, instituída por meio da Portaria nº 336/2011, e pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Câmara dos Deputados, instituído pelo Ato da Mesa nº 34/2015. Dep. Beto Mansur (PRB-SP)
Beto Mansur: gabinetes parlamentares se tornarão modelos de sustentabilidade

O 1º secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), afirmou que a Casa passará a servir de parâmetro para assembleias legislativas e câmaras municipais, bem como para o Executivo e o Judiciário, nas políticas de economia de energia e água no ambiente de trabalho. Isso será possível com o projeto-piloto Gabinete Sustentável, lançado nesta terça-feira (22) pelo Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) e pelo Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), em parceria com outros órgãos da Casa.

De acordo com Beto Mansur, a ideia é disseminar na administração pública a coleta seletiva de lixo, o reuso de água e a reciclagem, ações praticadas pelos servidores da Câmara desde 2003. “Será um trabalho intenso para que esses gabinetes sejam um modelo de sustentabilidade”, ressaltou o deputado. “A Câmara vai liderar esse trabalho, que logicamente repercutirá no Senado e nos legislativos municipais e estaduais”, completou.

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado Carlos Gomes (PRB-RS), também acredita no efeito multiplicador do projeto, que, em sua opinião, vai corrigir falhas na gestão da água e da luz. Ele relatou a infância como catador de lixo ao defender que a reciclagem, além de fonte de subsistência de muitas famílias, é uma postura de respeito ao ecossistema.

Resposta
Para o deputado Diego Garcia (PHS-PR), a iniciativa do Gabinete Sustentável é uma contribuição à agenda nacional de cortes de gastos administrativos. "Para a sociedade, é uma resposta de que a Câmara está preocupada e quer reduzir gastos”, destacou.

"O Congresso sai na frente e mostra que a economia baseada no desenvolvimento socioambiental sustentável é o caminho a ser seguido pela humanidade", assinalou o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA).

Dez gabinetes participam da fase experimental do projeto e devem adotar nos próximos meses sensores de presença, lâmpadas de led, bacias sanitárias com sistemas de redução do consumo de água e torneiras automáticas. Em fevereiro, será feita uma avaliação da eficácia das medidas adotadas, antes de a iniciativa ser levada aos demais 503 gabinetes de deputados.

A gerente do projeto, Larissa Pacce, servidora da Câmara, informou que as alterações no cotidiano de trabalho serão definidas pelos próprios gabinetes e acompanhadas pelo Deapa. Ao final do programa, o gabinete que cumprir o plano de ações obterá certificado por conduta ambientalmente sustentável.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.