Meio ambiente e energia

Câmara promove campanha de coleta de lixo eletrônico

Cidadão poderá descartar, até o dia 30, celulares, pilhas, baterias, televisores e equipamentos de informática em posto montado no anexo 4 pelo Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara). Material será doado a projeto de reciclagem.

16/05/2014 - 15:00  

Celulares
Destinação adequada do lixo eletrônico facilita a reciclagem de materiais, além de evitar a contaminação da água e do solo.

A Câmara dos Deputados realiza até o dia 30 de maio uma campanha para recolher lixo eletrônico. A iniciativa é do EcoCâmara, em parceria com a ONG Programando o Futuro.

Celulares, pilhas, baterias, teclados, mouses, computadores, televisores, monitores, telefones, gravadores, videocassetes, disquetes, scanners, rádios e impressoras, entre outros equipamentos que não devem ser alocados no lixo comum, poderão ser descartados em posto montado anexo 4 da Câmara. O material recolhido será doado para o projeto Estações de Metarreciclagem, que reaproveita itens de informática para capacitar jovens de comunidades de baixa renda do Distrito Federal.

A ONG vai fornecer ao EcoCâmara um documento que comprove o destino final dos objetos, expedido no prazo de 30 dias após o recolhimento. Os itens que não puderem ser recondicionados serão descaracterizados e, após a triagem dos componentes, encaminhados para a correta reciclagem por empresas recicladoras no Brasil e no exterior.

Sustentabilidade
A assessora técnica do EcoCâmara, Jacimara Machado, ressalta que a destinação adequada desses materiais pode contribuir para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. “Primeiro, porque esses aparatos eletrônicos contêm metais pesados, que, descartados na natureza, contaminam a água e o solo. Existe também o lado econômico, pois a reciclagem permite o reaproveitamento de componentes", explica.

Wesley Dias, coordenador da Estação de Metarreciclagem de Samambaia (cidade-satélite localizada a 30 km de Brasília), destaca a importância social de inciativas que estimulem a sustentabilidade. “A gente oferece cursos de informática básica, montagem e configuração eletrônica de reparo para a comunidade, de forma gratuita. Os equipamentos que são recuperados ficam disponíveis para serem doados a outras entidades que desenvolvam trabalhos sociais, como escolas, bibliotecas, associações de moradores”, informa.

Onde doar
O descarte de lixo eletrônico pode ser feito por qualquer cidadão no térreo do anexo 4 da Câmara dos Deputados, em frente à sala do EcoCâmara.

Dependendo do tipo de item a ser descartado, como TVs e computadores, a Estação de Metarreciclagem busca o equipamento na própria casa de quem solicitar – basta ligar para o telefone (61) 3559-1111.

Da Redação – MO
Colaboração – Paulo Finotti

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.