Meio ambiente e energia

Comissão aprova estímulo à economia de água

18/04/2012 - 13:45  

Diógenes Santos
Genecias Noronha
Noronha: a proposta mostra a preocupação do legislador com esse bem tão precioso.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou o Projeto de Lei 6466/09, do Senado, que acrescenta à lei de diretrizes nacionais de saneamento básico (Lei 11.445/07) princípios de incentivo à economia do consumo de água.

A medida inclui, entre as diretrizes da política de saneamento da União, o estímulo ao desenvolvimento de equipamentos que economizem água. O projeto também determina a adoção de equipamentos de redução do consumo e a promoção da educação ambiental voltada para a economia de água.

O relator da proposta, deputado Genecias Noronha (PMDB-CE), destacou que o uso racional da água sempre foi um princípio da lei do saneamento básico, mas que a norma não fixa como o Executivo deve garanti-lo. “A proposição vem no sentido de aprimorar o texto legal, ao deixar explícito em vários capítulos da lei a preocupação do legislador com o desperdício desse bem tão precioso para nossa vida”, disse.

Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade em caráter conclusivo, já foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6466/2009

Íntegra da proposta