Meio ambiente e energia

Audiência discute criação de estrada no Parque Nacional do Iguaçu

29/11/2011 - 09:57  

A comissão especial que analisa a proposta de criação da Estrada-Parque Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu (PR), promove nesta tarde audiência pública para discutir a proposta. Pelo projeto (PL 7123/10), a estrada será implantada no leito histórico do Caminho do Colono, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163. Esse trecho está fechado por decisão judicial desde 2003.

Foram convidados para o debate o desembargador Álvaro Eduardo Junqueira, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; e o engenheiro ambiental e pesquisador Arnaldo Carlos Müller. A audiência foi sugerida pelo autor do PL 7123/10, deputado Assis do Couto (PT-PR).

A polêmica em torno da estrada é antiga. De acordo com informações do governo do Paraná, o caminho existe desde 1924. O deputado Assis do Couto quer reabrir o trecho para garantir a integração da população das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná com o Parque Nacional do Iguaçu, além de promover a educação ambiental e incentivar o turismo ecológico e rural.

Ambientalistas, no entanto, alegam que o caminho divide o parque e impede a livre circulação dos animais de um lado para o outro. Esse fator, segundo argumentam, poderia levar à extinção de certas espécies que necessitam de área ampla para sobreviver.

Requisitos
Segundo a proposta de Assis do Couto, a reabertura da estrada deverá ser precedida de estudos de impacto ambiental e incluir facilitadores de passagem para a circulação dos animais. A pavimentação deverá ser feita com blocos de basalto, sendo vedado o asfaltamento de qualquer parte do percurso.

O texto também exige, como pré-requisito, a instalação de guaritas para controle do acesso de veículos, que seriam limitados a carros de passeio, camionetes e coletivos para transporte de turistas. Permite-se, no entanto, a circulação de veículos do Exército.

A audiência será realizada às 14h30, no Plenário 3.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7123/2010

Íntegra da proposta