Meio ambiente e energia

Grupo de trabalho iniciará análise de sugestões ao Código Florestal

Ruralistas querem avaliar rapidamente as sugestões, mas ambientalistas pedem prazo maior para debate.

12/04/2011 - 09:26  

O Grupo de Trabalho sobre o Código Florestal (PL 1876/99 e outros) se reúne hoje para discutir as sugestões encaminhadas por órgãos governamentais, pesquisadores, organizações não governamentais, bancadas partidárias e pelos próprios deputados. As sugestões foram encaminhadas na forma de 55 notas técnicas, que totalizam mais de 900 páginas.

O grupo também vai definir os pontos considerados críticos para o estabelecimento de um acordo que viabilize a votação do novo Código Florestal. A proposta que aguarda votação no Plenário da Câmara é o substitutivo do deputado Aldo Rebelo ao PL 1876/99, que foi aprovado no ano passado por uma comissão especial.

Durante a reunião da semana passada, deputados que integram a bancada ruralista defenderam uma análise rápida, de apenas uma semana, das sugestões apresentadas. Já os deputados ligados à causa ambientalista querem um prazo maior de análise, de pelo menos três semanas.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/12f458a98a6.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/12f458a98a6.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça aqui o programa Salão Verde, da Rádio Câmara, sobre a tramitação e discussão do Código Florestal.

O coordenador do grupo de trabalho, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), afirmou que, apesar das divergências sobre o período de análise, ninguém quer protelar excessivamente o debate. “Se a gente não trabalhar com eficiência, e de maneira muito objetiva, a realidade acaba impondo penalidades, dificuldades, desastres ambientais e um prejuízo irreversível”, disse o deputado, em entrevista à Rádio Câmara.

A reunião do grupo de trabalho será realizada às 16 horas, no plenário 3.

Veja infográfico sobre o substitutivo de Aldo Rebelo
Leia a íntegra do substitutivo

* Matéria atualizada em 12/04

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1876/1999

Íntegra da proposta