Economia

Desenvolvimento Econômico debate hoje registro internacional de marcas

Deputado alerta para o risco de o Instituto Nacional de Propriedade Industrial perder atribuições e recursos caso acordo internacional sobre o tema seja aprovado

07/08/2018 - 09:00  

Vinícius Loures/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep Julio Lopes ( PP-RJ)
Júlio Lopes, um dos autores do pedido para audiência, aponta tratamento desigual entre empresas estrangeiras e brasileiras

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços promove audiência pública hoje sobre o protocolo do Acordo de Madri e seu regulamento comum, relativo ao registro internacional de marcas. O assunto é tratado no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 860/17, em análise na comissão.

A audiência foi solicitada pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA) e Julio Lopes (PP- RJ). Lopes destaca a importância de se debater a proposta que altera diversas normas atualmente empregadas no País e aponta risco de favorecimento de estrangeiros em detrimento dos nacionais.

Prazos
O protocolo prevê, por exemplo, prazo para o exame de pedidos de registro de 12 meses, com possibilidade de extensão para 18 meses. Ao término do prazo, na hipótese do exame não ser concluído, de acordo com o protocolo, os registros serão concedidos de forma automática, enquanto os registros de empresas brasileiras seguirão aguardando o exame pelo Inpi.

“Nessa perspectiva, em decorrência da flagrante demora do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) no exame das solicitações nacionais, existe risco de assimetria entre nacionais e estrangeiros, razão pela qual se demonstra a relevância da discussão desse ponto”, afirmou Julio Lopes.

Recursos
O Protocolo ainda prevê a transferência de atribuições do Inpi para a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), bem como das receitas correspondentes. “Para não haver perda de receita para o npi deve haver uma determinação, no decreto de aprovação, que o Inpi deverá cobrar nos processos internacionais todas as taxas oficiais em condições e valores idênticos aos que são exigidos nos processos nacionais”, destacou o deputado.

Foram convidados para a audiência pública:
- o secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Rafael Moreira;
- o presidente do Inpi, Luiz Otávio Pimentel;
- o chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Ministério de Relações Exteriores, Daniel Roberto Pinto;
- o presidente da OMPI, José Graça Aranha; entre outros.

A audiência ocorre às 15 horas no plenário 5.

Assista ao vivo

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta