Economia

Projeto exige área reservada para primeiros socorros em shopping centers

20/11/2017 - 16:38  

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Instalação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e eleição do Presidente e Vice-Presidentes. Dep. José Carlos Araújo (PR - BA)
José Carlos Araújo: objetivo é proteger as pessoas que frequentam os shoppings, além dos trabalhadores, oferecendo tratamento emergencial

Os shopping centers deverão disponibilizar área para atendimento de primeiros socorros aos frequentadores, lojistas e empregados. A medida consta no Projeto de Lei 8880/17, do deputado José Carlos Araújo (PR-BA), em tramitação na Câmara.

A exigência de área para primeiros socorros vale para os shoppings com área bruta de locação (ABL) igual ou superior a cinco mil metros quadrados. Ficam de fora os hipermercados e hiperlojas localizados dentro de shoppings que já disponham de local para atendimento emergencial.

A ABL corresponde à soma de todas as áreas disponíveis para a locação nos shoppings. A associação brasileira do setor (Abrasce) considera shopping center o empreendimento com ABL superior a 5 mil m².

O deputado explica que o objetivo do projeto é “proteger as pessoas que diariamente frequentam os empreendimentos comerciais, bem como as que ali trabalham, garantindo-lhes um atendimento ambulatorial mínimo emergencial".

Funcionamento
Conforme a proposta, o atendimento deverá ser prestado no horário de funcionamento do centro comercial, por profissionais capacitados, e aplicado a pessoas acidentadas ou acometidas de mal súbito. O socorro deverá ser prestado gratuitamente, em dependência reservada. O estabelecimento poderá usar serviço de ambulância terceirizado.

O texto determina ainda que nos casos graves, que exijam o tratamento continuado, todas as providências posteriores ao atendimento de primeiros socorros serão de responsabilidade do paciente.

Tramitação
O PL 8880/17 tramita de forma conclusiva nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8880/2017

Íntegra da proposta