Economia

Governo quer prioridade para votação da PEC do Comércio Eletrônico

25/03/2014 - 13:18  

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, fez apelo hoje aos líderes da base aliada para que trabalhem pela votação rápida da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 197/12) que distribui o ICMS incidente sobre comércio eletrônico entre o estado de origem e o de destino das mercadorias. A tributação do ICMS do comércio eletrônico hoje fica com o estado que sedia as empresas.

O governo defende que a PEC, já aprovada pelo Senado, seja votada pela Câmara e retorne para nova análise dos senadores ainda este semestre. “A medida fará mudança significativa nas finanças de todos os estados da Federação”, afirmou Ideli.

De acordo com a proposta, o ICMS incidente sobre comércio eletrônico será distribuído entre o estado remetente e o de destino das mercadorias, independentemente de o comprador ser ou não pessoa física. Atualmente, pela Constituição, caso o comprador de mercadorias pelo comércio a distância seja pessoa física (não contribuinte do ICMS), toda a arrecadação permanece no estado de origem da transação. A repartição ocorre somente quando o destinatário dos produtos contribui com o ICMS, ou seja, pessoa jurídica.

O deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que é relator da PEC na comissão especial criada pela Câmara para analisá-la, já afirmou que a ideia é votar o parecer no colegiado e encaminhar o texto ao Plenário ainda neste mês.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 197/2012

Íntegra da proposta