Educação, cultura e esportes

Comissão do Esporte visita centro de treinamento do Flamengo nesta segunda-feira

Em fevereiro, um incêndio no CT do Flamengo matou dez jovens entre 14 e 16 anos de idade

05/04/2019 - 15:59  

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Reunião. Dep. Fábio Mitidieri (PSD - SE)
Fábio Mitidieri: "aprovamos requerimento para visitar clubes por todo o Brasil que trabalham com formação de jogadores na base"

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados vai visitar nesta segunda-feira (8) o centro de treinamento do Flamengo e o Centro de Futebol Zico, ambos no Rio de Janeiro. Essas serão as primeiras de uma série de visitas que a comissão pretende fazer para conhecer a realidade a que os jovens esportistas estão submetidos nesses locais.

Em fevereiro, um incêndio no centro de treinamento do Flamengo matou dez jovens entre 14 e 16 anos. O incêndio atingiu as instalações onde dormiam os jogadores. Eram seis contêineres interligados que serviam de dormitórios. A suspeita é que tenha ocorrido um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado.

"Todos nós acompanhamos a tragédia na área de divisões de base do Flamengo e aprovamos o requerimento para visitar clubes por todo o Brasil que trabalham com formação de jogadores na base, para entender qual a realidade desses clubes e como esses atletas mirins são tratados", disse o presidente da comissão, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE).

Audiência pública
Na quarta-feira (10), a Comissão do Esporte promoverá uma audiência pública sobre o tema. “Essa catástrofe no centro de treinamento do Flamengo servirá para reforçar a necessidade de mais proteção a crianças e adolescentes no futebol e para aperfeiçoar as leis de fiscalização dos estabelecimentos onde moram atletas, desde as categorias de base até os profissionais no esporte”, afirmou o deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS), que solicitou a audiência.

“Ingressei nas categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense com 14 anos de idade e morei por um longo período nas instalações do clube. Sei bem as dificuldades que passam cada um desses jovens que têm o sonho de ser jogador de futebol, de conquistar títulos e alcançar uma tão sonhada vaga na Seleção Brasileira”, disse o deputado.

O debate também foi solicitado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO) e pelo deputado Luiz Lima (PSL-RJ).

Foram convidados para a audiência o vice-coordenador da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho (Coordinfância), Ronaldo José de Lira; o gerente-geral do Desportivo Brasil, Marcelo Lima; e representantes de clubes de futebol e do Corpo de Bombeiros.

A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 4.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.