Educação, cultura e esportes

Frente Parlamentar do Esporte vai atuar na proteção dos direitos dos atletas

15/03/2019 - 16:02  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Lançamento da Frente Parlamentar Mista do Esporte
Frente Parlamentar Mista do Esporte foi lançada em evento na Câmara dos Deputados

A Frente Parlamentar Mista do Esporte vai atuar na proteção dos direitos dos atletas e acompanhar a tramitação de propostas relacionadas ao tema. A frente foi lançada nesta sexta-feira (15), na Câmara dos Deputados, com a presença de atletas e representantes de confederações e federações esportivas.

O deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF), coordenador do grupo, disse que a importância do esporte muitas vezes é relegada em razão dos problemas de setores como saúde e educação.

"É preciso mostrar para os governos que o esporte é saúde, o esporte é segurança, o esporte forma o cidadão. E será um meio pelo qual nós estaremos cobrando as autoridades para que as políticas do esporte venham a funcionar em todo o nosso País", afirmou.

Esporte de base

Ouça essa matéria na Rádio Câmara

O vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) Robson Aguiar pediu apoio aos deputados para recompor as verbas destinadas ao setor e assegurar recursos para o esporte de base.

"No ano passado, a MP 841 retirava o recurso do esporte de base: tirava do desporto escolar, do desporto universitário, das secretarias estaduais, que é onde está a base do esporte brasileiro. Eu acho que essa frente pode brigar para que esses recursos sejam mantidos eternamente e fortalecidos, aumentados, porque é na base que está o grande celeiro de atletas", declarou.

A Medida Provisória 841/18 foi editada no governo Temer para realocar recursos arrecadados pelas loterias federais. Essa MP, no entanto, acabou sendo retirada pelo próprio governo, que apresentou outra medida sobre o tema (MP 846/18).

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.