Educação, cultura e esportes

Mitidieri quer modernizar leis do esporte e fiscalizar gestão do setor

14/03/2019 - 13:22  

O deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE) foi eleito por unanimidade para a presidência da Comissão do Esporte da Câmara. Mitidieri, que exerce o segundo mandato na Casa, afirmou que, entre as prioridades do colegiado estão a modernização das leis do setor e a fiscalização da gestão pública do esporte, sobretudo diante da reforma administrativa do governo Jair Bolsonaro.

"A gente tem debates importantes para tratar nessa Casa, como a Lei de Incentivo ao Esporte, a atualização da Timemania, a redivisão dos recursos das lotéricas, para que a gente possa ampliar os recursos para o desporto. Hoje, vemos que um país que teve Panamericano, Copa do Mundo e Olimpíadas perdeu o Ministério do Esporte e agora tem uma secretaria. A gente precisa entender como ficaram os programas sociais do antigo ministério, como Segundo Tempo e o Bolsa Atleta. Tudo isso vai ser debatido aqui", disse ele.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

Segundo Mitidieri, a Comissão do Esporte também vai discutir a infraestrutura das divisões de base no esporte, sobretudo no futebol. A intenção é evitar a repetição de tragédias como a morte de dez jovens atletas do Flamengo no Ninho do Urubu, o centro de treinamento do clube, no Rio de Janeiro. Também estará no foco do colegiado a administração do legado deixado após as Olimpíadas e a Copa do Mundo no Brasil.

Perfil
Fábio Mitidieri nasceu em Aracaju, tem 42 anos e é administrador e empresário. Já foi vereador em Aracaju, cidade em que atuou também como secretário de Esporte e Lazer em 2011. Atualmente no segundo mandato na Câmara dos Deputados, atuou como vice-líder do partido e como titular das comissões do Esporte; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

O que faz a comissão
Criada em fevereiro de 2014, a Comissão do Esporte tem entre suas atribuições analisar matérias sobre o sistema desportivo nacional e sua organização, política e plano nacional de educação física e desportiva, normas gerais sobre desporto e justiça desportiva.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.