Educação, cultura e esportes

Comissão obriga empresas que transportam torcedores a identificar passageiros à polícia

28/05/2018 - 15:58  

A Comissão do Esporte aprovou, no último dia 23, proposta que obriga empresas contratadas para o transporte de torcedores a entregar lista com a identificação desses passageiros ao órgão policial competente antes do início dos jogos de futebol. O projeto inclui essa medida no Estatuo do Torcedor (Lei 10.671/03).

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), ao Projeto de Lei 4298/16, do ex-deputado Rômulo Gouveia, que morreu na madrugada do dia 13 de maio.

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a forma de financiamento, a formação de atletas, a preparação para o atual ciclo olímpico e a participação no colégio eleitoral das confederações esportivas. Dep. Fábio Mitidieri (PSD - SE)
Substitutivo de Fábio Mitidieri responsabiliza as empresas pelo relatório

O projeto original exige que os motoristas de ônibus que transportarem exclusivamente torcedores façam relatório de viagem que inclua, no mínimo, a identificação dos torcedores transportados e as ocorrências vivenciadas nos percursos de ida e de retorno, se for o caso. Pelo texto, esse documento deverá ser encaminhado à polícia no prazo de 24 horas após os passageiros chegarem aos estádios.

“Parece-nos mais adequado responsabilizar as empresas que oferecem esse serviço pelo preenchimento e entrega desse documento”, afirmou Mitidieri.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4298/2016

Íntegra da proposta