Educação, cultura e esportes

Segurança aprova instalação de detectores de metais nas portarias de todos os estádios

A proposta prevê ainda que estádios e ginásios que não instalarem os detectores terão a concessão revogada ou não concedida

21/11/2016 - 20:40  

Nilson Bastian
Sessão Especial do Impeachment - deputado Ronaldo Martins - (PRB-CE)
Ronaldo Martins: esse projeto se faz necessário e de extrema urgência

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou o relatório do deputado Ronaldo Martins (PRB-CE) ao projeto (PL 924/15) que obriga a instalação de detectores de metais nas portarias de todos os estádios, ginásios e construções onde são realizadas competições esportivas no País.

O projeto original, da deputada Dâmina Pereira (PMN-MG), previa a instalação de detector na forma de portal. O texto do relator é mais amplo, para permitir que sejam usadas outras variedades de detectores de metais.

A proposta também obriga a existência de pelo menos um detector de metais portátil ou equipamento fixo similar junto à equipe responsável pelo controle de passagem nas portarias, para identificar qualquer tipo de armamento.

Ronaldo Martins informa que o objetivo da proposta é garantir mais segurança aos torcedores e que a segurança adotada para a entrada das torcidas nos jogos olímpicos se torne rotina nos estádios e ginásios. "Hoje o pai não pode mais levar os filhos para um jogo de futebol, por exemplo, porque muitos vândalos levam até armas para dentro dos estádios e acabam tirando a vida. Um pai não quer assistir um jogo e levar o seu filho morto para casa. Ele quer ter certeza de que ali não tem ninguém portando nenhum tipo de armamento, que ele pode entrar no estádio com a sua família e assistir um jogo tranquilo. Esse projeto se faz necessário e de extrema urgência."

Torcida organizada
O presidente da torcida organizada Raça Rubronegra Brasília, Déo Lima, acredita que a instalação de detectores de metais pode ajudar a conter a violência e a identificar pessoas que queiram entrar com objetos não autorizados nos estádios. Ele considera que a medida inibe o torcedor que de forma isolada queira cometer algum tipo de violência.

Déo Lima alerta, no entanto, que é necessário haver outras medidas para garantir a segurança nos estádios, como a punição para aqueles que cometem delitos durante os jogos, para inibir ações futuras. " O problema é que a violência é uma questão social. Não cabe a mim apenas, diretor, e às torcidas organizadas. Isso só vai acontecer quando existir punição. Aí sim, a violência pode ser diminuída dentro dos estádios. Existem vários fatores extracampo que não justificam a violência, mas, infelizmente, ela existe."

Punição
A proposta prevê ainda que estádios e ginásios que não instalarem os detectores terão a concessão revogada ou não concedida. As instituições terão prazo de 360 dias para instalar os equipamentos após a aprovação da lei.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Esporte e de Constituição e Justiça e Cidadania, em caráter conclusivo. Se for aprovado, poderá seguir direto para o Senado.

Reportagem - Mônica Thaty
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.