Educação, cultura e esportes

Picciani defende aliar esporte a educação

05/10/2016 - 18:22  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública para debater com o Ministro do Esporte as ações que o Ministério terá, após os Jogos Olímpicos, referente aos programas de incentivo a prática esportiva já existentes e, também, sobre temas como o legado dos Jogos Olímpicos, Sistema Nacional do Esporte, rediscussão das alíquotas da Lei de Incentivo ao Esporte, Plano Nacional do Desporto e Orçamento Vinculado. Discutir também formas de incentivo às modalidades não olímpicas no Brasil
O ministro conversou com os deputados sobre as prioridades da pasta de Esporte

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, defendeu, nesta quarta-feira (5), a necessidade de unir esporte e educação para aumentar o incentivo à prática esportiva. O ministro participou de audiência pública da Comissão do Esporte, na Câmara, que debateu as ações do próprio Ministério do Esporte, após os Jogos Olímpicos, referentes aos programas de incentivo às práticas esportivas já existentes.

Os deputados João Derly (Rede-RS), Flávia Morais (PDT-GO) e Hélio Leite (DEM-PA) foram os autores dos requerimentos para realização da audiência.

“Queremos integrar todos os nossos programas, sejam sociais, escolares ou de alto rendimento. Não existe programa de alto rendimento se não tiver base, mas o alto rendimento incentiva a base, são os ídolos. Pensamos na criação de categorias de centros de iniciação ao esporte, além dos centros olímpicos”, disse Picciani.

Em concordância, o deputado Hélio Leite declarou que os grandes centros urbanos do País possuem infraestrutura para revelar atletas, mas o mesmo não ocorre em cidades menores. “Precisamos de ginásios escolares para iniciar atletas. Não há programas para os alunos das escolas terem incentivo."

Legado das Olimpíadas

Leonardo Picciani afirmou que o principal legado dos Jogos Olímpicos é a mudança na visão do País em relação ao esporte. “O que fica é a inspiração para que as pessoas pratiquem esporte, vivam o esporte, acompanhem e entendam o esporte como uma política pública de desenvolvimento humano e econômico."

O ministro alegou que não se pode deixar “o clima esfriar” após os Jogos Olímpicos. “Temos que nos manter mobilizados na defesa daquilo que compreendemos como importante. O País investiu na construção da infraestrutura esportiva, e não pode ficar abandonada como vemos no Brasil afora."

Em relação aos programas já existentes, o ministro adiantou que o Bolsa Atleta continuará a ajudar os atletas, mas sofrerá alterações, com programas cada vez mais específico para cada modalidade, por exemplo.

Sistema Nacional do Esporte

A deputada Flávia Morais destacou a importância do Sistema Nacional do Esporte para universalizar o acesso ao esporte. “Esporte de alto rendimento é consequência da base bem feita: acesso ao esporte em todas as cidades do País. Acredito e defendo que as escolas têm que estar nessa parceria. Educação física na escola é importante, é motivacional para crianças nas aulas”, disse.

Reportagem – Clara Sasse
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.