Educação, cultura e esportes

Pedido de criação de CPI sobre irregularidades no futebol enfrenta fila na Câmara

29/05/2015 - 17:09  

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
Audiência conjunta das comissões  de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) e do Esporte (CESPO) para esclarecimentos sobre os preparativos dos Jogos Paralímpicos, Rio 2016. Dep. João Derly (PCdoB-RS)
João Derly: "há evidências de que o futebol brasileiro está contaminado com negociatas ilegais, como pagamento de propina para realização de contratos"

Depois da prisão na Suíça de sete dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), acusados de crimes como fraude, suborno e formação de quadrilha, o deputado João Derly (PCdoB-RS) apresentou requerimento para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as denúncias.

A operação foi liderada pelo FBI (a polícia federal dos EUA) em parceria com a polícia suíça para averiguar o esquema de corrupção na Fifa, no montante inicial de 150 milhões de dólares. Três brasileiros estariam envolvidos, conforme o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Um dos detidos na operação em Zurique é José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ao justificar o pedido de criação da CPI da Máfia do Futebol, o deputado João Derly, que foi bicampeão mundial de judô, sustentou que são fartas as evidências de que o futebol brasileiro está contaminado com negociatas ilegais, como pagamento de propina para realização de contratos. Ele citou o caso da empresa Traffic, suspeita de pagar a José Maria Marin e a outros dois dirigentes da CBF R$ 2 milhões por ano pelos direitos de transmissão da Copa do Brasil.

CPI mista
O deputado afirmou que a ideia inicial era criar uma CPI mista, composta de deputados e senadores, por conta da lista de espera que existe para a instalação de uma CPI na Câmara – existem outros dez pedidos de CPIs na frente.

João Derly disse, no entanto, que a CPI mista não está descartada. "Infelizmente, o senador Romário manteve uma CPI lá no Senado. Então, achamos oportuno protocolar [um pedido de CPI na Câmara] e estamos avaliando se vamos buscar novas assinaturas para fazer uma CPMI."

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, lembrou que a fila de criação de CPIs na Casa deve ser respeitada. Segundo o presidente, a melhor saída é uma comissão parlamentar mista de inquérito. Nesse caso, com um terço de assinaturas da Câmara e do Senado, a instalação da CPI mista é automática. Para Eduardo Cunha, esse é o caminho mais provável, se houver interesse nas duas casas legislativas.

Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.