Educação, cultura e esportes

Esporte ouvirá ministros e a Fifa sobre Copa do Mundo e Olimpíadas

12/03/2014 - 18:38  

Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária
A Comissão de Esporte poderá agrupar as audiências ou programar um seminário para tratar de todos os temas aprovados.

A Comissão do Esporte aprovou, nesta quarta-feira, 13 requerimentos para audiências públicas sobre a Copa de Futebol deste ano no Brasil e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Os eventos ainda não têm datas marcadas.

Pela quantidade de convidados e de questões a serem discutidas, o presidente do colegiado, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), acredita no agrupamento de audiências ou na realização de um seminário antes da Copa do Mundo. “Vamos ter de fazer dar tempo, porque precisamos acompanhar a realização desses eventos”, disse.

Entre os convidados para as audiências públicas estão três ministros: o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para falar dos eventos; o das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para falar das obras de mobilidade urbana nas cidades-sede do mundial; e o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, que foi convidado junto com o presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale, e de representantes das empresas concessionárias, para falar da situação dos aeroportos.

Fifa, CBF e COB
Também foram convidados o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, representantes da Confederação Brasileira de Clubes, do Conselho dos Clubes Formadores de Atletas Olímpicos, entre outros ligados ao futebol, além do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Nuzman.

Na parte de fiscalização, foram convidados os secretários municipais e estaduais das cidades-sede, reunidos no Secopas; representantes dos tribunais de contas dos estados; o relator-geral das obras da Copa no Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo, e o próprio presidente do TCU, Augusto Nardes.

Racismo
Dois outros requerimentos aprovados visam discutir o racismo em jogos de futebol nos estádios brasileiros. A princípio, serão convidados representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da CBF, da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), das federações estaduais do Futebol e do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.