Educação, cultura e esportes

Debatedores destacam troca da dívida dos clubes por formação de atletas

04/12/2013 - 19:42  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária
Comissão especial discutiu o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos.

A troca de 90% de parte da dívida dos clubes de futebol pela formação de atletas foi um dos destaques da audiência desta quarta-feira da comissão especial que analisa o Proforte.

O Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos está previsto em um projeto de lei (PL 6753/13, do deputado Renan Filho (PMDB-AL) que, entre outras medidas, reestrutura a dívida dos clubes.

Depois de consolidada a dívida, a proposta concede um desconto de 40% sobre multas e juros. O restante poderá ser parcelado da seguinte forma: 10% deverão ser pagos em dinheiro, em 240 meses; e os demais 90% pagos com certificados do Tesouro. São esses certificados que os clubes podem obter por meio do oferecimento de bolsas de formação de atletas ou por meio de investimentos em infraestrutura.

Romário discorda

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Romário (PSB-RJ)
O deputado Romáirio é contrário a qualquer tipo de anistia das dívidas dos clubes esportivos.

O deputado Romário (PSB-RJ) discorda dessa troca da dívida por formação de atletas e sugeriu que a comissão encontre outros caminhos para ajudar os clubes.

"Eu sou totalmente contra qualquer tipo de anistia, de perdão. Eu acredito que nós aqui dessa comissão junto com o governo federal temos que encontrar fórmulas”, afirmou o parlamentar.

“Por exemplo Timemania e quem sabe também a própria Mega-Sena, e que eles possam cumprir aquilo que está dentro da lei, e através desse recebimento possa a vir a ser uma forma desses clubes pagarem 100% das suas dívidas", acrescentou.

Abatimento da dívida
Já o presidente do Botafogo de Ribeirão Preto, Gustavo Assed, defende a manutenção do abatimento de 90% da dívida. “Para que o clube invista o dinheiro dele, que já é parco, que já é restrito, em formação de atletas olímpicos, ele precisa de uma contrapartida. Pelo menos conseguindo abater um débito que ele agora tem. Se deixar 100% de refinanciamento para o clube pagar, ele não vai ter saúde financeira alguma para poder investir em esporte olímpico."

Revisão da Timemania
Além da reestruturação das dívidas, os representantes dos clubes da séries B, C e D defenderam a discussão de pontos como a revisão da Timemania que, conforme sustentam, não cumpriu seu papel de ajudar o futebol.

Empresários de atletas
Os dirigentes também sugeriram uma regulamentação para a atuação dos empresários dos atletas e reclamaram das ações trabalhistas e do calendário.

Segundo o representante do Paraná Clube, Giovani Linke, muitos times do interior do estado têm calendário de apenas 3 meses, deixando a estrutura ociosa durante o resto do ano.

Reformular o futebol
O deputado Vicente Cândido (PT-SP) participou ativamente da elaboração do Proforte e é autor do requerimento para a audiência. Ele observa que novos encontros com dirigentes dos clubes estão previstos e avalia que o País não pode perder o momento de reformular o futebol.

"Se passar pela Copa do Mundo, passar pelas Olimpíadas e não deixar legados e materiais, nós podemos pagar muito caro por isso depois”, afirma o deputado.

“Essa é uma primeira etapa do debate, tem que entrar televisão, tem que entrar Lei Pelé e um monte de outros debates, mas vamos aqui, um por vez, para que a gente possa dar conta de pelos menos algumas tarefas que, neste momento, são mais prioritárias", destacou Cândido.

Bom Senso FC
A comissão especial do Proforte tem nova reunião marcada para a próxima terça-feira (10). Foram convidados para o debate representantes do movimento Bom Senso FC, que conta com a participação de mais de mil jogadores e defende, entre outras coisas, a diminuição da quantidade de jogos por temporada.

Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6753/2013

Íntegra da proposta