Educação, cultura e esportes

Custo dos Jogos de 2016 só será conhecido no ano que vem, informa governo

28/11/2012 - 19:42  

Diogo Xavier
Afonso Hamm
Hamm: comitiva de deputados deve visitar obras no Rio em dezembro.

O brasileiro só vai saber quanto custará os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a partir do ano que vem, informou o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes. Segundo ele, neste momento estão sendo definidos projetos básicos e executivos relativos a obras e os valores apenas poderão ser totalmente levantados depois do cumprimento dessas etapas.

Fortes, que já foi ministro das Cidades, participou, nesta quarta-feira (28), de audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto sobre o planejamento geral dos Jogos de 2016. Ele destacou que algumas obras já estão em andamento e outras ainda vão entrar na fase de execução. A partir daí, de acordo com o dirigente, será possível fechar a conta.

"Só poderemos somar todos os números quando os projetos estiverem no mesmo plano, ou seja, quando estiverem no que chamamos de ‘maturidade’, com os empreendimentos avaliados e mensurados. Caso contrário, estaremos misturando projetos com valor de referência com aqueles com valores já quantificados. É a mesma coisa que somar banana com laranja. Não daria certo”, afirmou.

Criada em março de 2011, a APO coordena as ações do governo voltadas para as Olimpíadas do Rio. Vinculada ao Ministério do Esporte, a instituição é responsável pela aprovação e pelo monitoramento das obras e dos serviços que compõem a Carteira de Projetos Olímpicos, com compromissos assumidos pelo Brasil junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Prazos
Fortes informou que 47% das instalações esportivas para 2016 já existem, por conta dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e dos Jogos Militares de 2011, competições também realizadas no Rio. Agora, ressaltou ele, os projetos de engenharia devem focar a manutenção desses empreendimentos e a construção das obras que faltam.

Divulgação/Governo do Rio de Janeiro
Esporte - Olimpíadas - Logomarca Olimpíadas 2016
Segundo representante do governo do Rio, todas as obras terão de estar prontas até 2015.

O assessor especial da Casa Civil do Rio de Janeiro, Luís Otávio de Aguiar Second, disse que os prazos para essas obras estão apertados, mas serão cumpridos. Ele explicou que, a cada três meses, representantes do COI vêm ao País para acompanhar a evolução das construções, que deverão estar totalmente prontas em 2015, quando haverá um evento-teste. "Esse evento tem de ser realizado exatamente um ano antes dos Jogos para que atletas de modalidades como remo e iatismo conheçam as condições de vento e temperatura que enfrentarão na disputa por medalhas”, comentou.

Legado
Luiz Otávio sustentou também que as estações a serem construídas para integrar o metrô e o Veículo Leve sobre Pneus (VLP) serão um dos legados mais importantes para o Rio de Janeiro. Ele destacou que, com essas instalações, os passageiros poderão trocar de meio de transporte sem sair do posto em que estão.

O assesor informou ainda que o governo local espera contar até 2016 com 40 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) – hoje, existem 19.

Fortes, por sua vez, apontou que a realização do megaevento incentivará os jovens brasileiros a praticarem esportes. Ele ressaltou a importância da atuação conjunta do Poder Público e da inciativa privada para a formação de novos atletas.

Visita de deputados
Vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, o deputado Afonso Hamm (PP-RS) anunciou que um grupo de parlamentares deve visitar o Rio em dezembro para vistoriar as obras. "Parece, neste momento, que a atenção do Brasil está só na Copa do Mundo de Futebol. Mas temos de nos preocupar também com as Olimpíadas, a organização, os valores investidos e a segurança para realização desse grande evento", argumentou.

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.