Educação, cultura e esportes

Deputado propõe retroatividade da isenção tributária para obras dos estádios

21/11/2012 - 15:01  

Reinaldo Ferrigno
Vicente Candido
Candido: quem começou obra entre 2010 e o início de 2011 ficou prejudicado.

O deputado Vicente Candido (PT-SP), que foi o relator da Lei Geral da Copa do Mundo (Lei 12.663/12), negocia com o Ministério da Fazenda a aprovação da isenção tributária para as obras dos estádios da Copa que foram realizadas entre janeiro de 2010 e abril de 2011.

Em junho de 2011, entrou em vigor o regime especial de tributação da Copa, o Recopa (Lei 12.530/10), que concede isenção tributária para as obras a partir daquele mês.

O deputado explicou a necessidade de aprovação da retroatividade: “Nós aprovamos a Lei do Recopa, que garantia isenções para os prestadores de serviços, para os construtores das obras. Essa lei saiu com um pouco de atraso, e a regulamentação ainda com um pouco mais de atraso. Ou seja, quem começou obra em 2010 e no começo de 2011 ficou prejudicado.”

A retroatividade será incluída por meio de emenda à Medida Provisória 585/12, que destina recursos aos estados para compensar as perdas provocadas pela Lei Kandir.

O deputado disse que o governo não se opõe à aprovação da emenda, já que ela apenas complementa a Lei do Recopa. “Não é uma reivindicação minha, é um pleito dos vários setores que estão construindo os 12 estádios, reiterando aquilo que foi uma expectativa criada pelo governo, um compromisso do governo com o caderno de encargos da Federação Internacional de Futebol (Fifa), de não cobrar impostos nas obras da Copa”, disse.

Dos 12 estádios, o deputado acredita que até cinco começaram as obras antes de a isenção fiscal entrar em vigor. Ele citou como exemplo as obras do estádio do Corinthians, em São Paulo. O clube deverá ter uma isenção fiscal de R$ 90 milhões. Desse total, R$ 30 milhões se referem a obras anteriores a junho de 2011 e não podem ser incluídos no Recopa.

O deputado espera que a MP 585 seja votada na comissão mista na próxima terça-feira (27).

Reportagem - Wilson Silveira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 585/2012

Íntegra da proposta