Educação, cultura e esportes

Turismo aprova monitoração eletrônica de eventos esportivos

12/11/2012 - 17:49  

Arquivo/ Larissa Ponce
Renan Filho
Renan Filho retirou da proposta a obrigação de cadastramento dos frequentadores dos estádios.

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou, na quarta-feira (7), a obrigatoriedade de os clubes de futebol com mando de campo gravarem as entradas e saídas de torcedores e guardar as imagens por, pelo menos, 60 dias.

A proposta estabelece que os estádios poderão contratar empresas de segurança privada para auxiliar na segurança dos torcedores. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Renan Filho (PMDB-AL), ao Projeto de Lei 6908/10, do deputado licenciado Ratinho Junior (PSC-PR).

Pela proposta original, eventos esportivos com mais de 20 mil pessoas devem fazer o cadastramento de todos os frequentadores. O cadastro deve ser feito na compra do ingresso, quando será exigido documento oficial e comprovante de endereço, e o comprador deverá ser fotografado. Esses itens foram retirados pelo relator.

Atualmente, o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671/03) prevê o monitoramento por câmaras para eventos com mais de 10 mil torcedores. No entanto, não exige a gravação das imagens e seu arquivamento.

Segurança
Para Renan Filho, o cadastramento nos termos propostos, ao contrário de contribuir para a segurança dos frequentadores dos estádios, pode causar mais confusão e distúrbio nos eventos esportivos. “O congestionamento nas catracas pode causar graves perigos e desordens”, avalia o deputado.

Além disso, o relator considera “questionável” a capacidade de todos os clubes para colocar em prática um sistema confiável de cadastro, controle e seleção de torcedores.

Tramitação
O projeto, já aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6908/2010

Íntegra da proposta