Educação, cultura e esportes

Projeto veda o patrocínio estatal a times de futebol profissional

02/01/2012 - 15:45  

Leonardo Prado
Augusto Coutinho
Coutinho: as estatais não devem investir em grandes clubes de futebol, que já têm seu patrocínio.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2028/11, do deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), que garante incentivo ao esporte olímpico, paraolímpico e a seleções brasileiras.

O texto veda a transferência de recursos públicos provenientes de benefício fiscal para projetos de entidades de prática desportiva participantes de competições profissionais.

A proposta altera a Lei 11.438/06, que trata de incentivos e benefícios para fomentar atividades de caráter desportivo.

Categorias de base
O autor argumenta que o governo tem que investir em categorias de base do esporte e nas seleções nacionais para garantir a formação adequada de novos atletas.

“Investir em grandes clubes, que já têm seu patrocínio, em vez de injetar recursos nas categorias de base, é esquecer do potencial esportivo que o país tem”, disse.

Coutinho cita o caso da seleção feminina de futebol que, segundo ele, apesar de ter grandes atletas não tem incentivo adequado. O parlmentar considera inadequado que grandes clubes de futebol masculino brasileiro recebam recursos milionários de empresas estatais. Para o deputado, é preciso investir em seleções e em atletas com foco nos jogos olímpicos e paraolímpicos.

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Oscar Telles
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta