Educação, cultura e esportes

Comissão rejeita regulamentação de quiroprático

15/08/2005 - 18:16  

A Comissão de Educação e Cultura rejeitou na semana passada o Projeto de Lei 4199/01, do deputado Alberto Fraga (PMDB-DF), que reconhece a profissão de quiroprático e exige diploma reconhecido para o exercício da profissão. A proposta altera a legislação que reconheceu, em 1969, a profissão de fisioterapeuta.
Em seu parecer contrário à matéria, a relatora Alice Portugal (PCdoB-BA) sugere que a quiropraxia seja ministrada nas instituições de ensino superior como uma especialização da fisioterapia, e não como curso autônomo. Para ela, a criação de uma profissão específica é desnecessária porque os princípios metodológicos do curso de quiropraxia estão contemplados na formação acadêmica do fisioterapeuta.

Cursos não reconhecidos
Alice Portugal classifica como um erro do Ministério da Educação a permissão para que instituições ofereçam cursos não reconhecidos, como os de quiropraxia. "Depois de três ou quatro anos, os alunos descobrem que precisarão fazer outro curso para exercer a atividade que escolheram", alerta.

Tramitação
O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado, será encaminhado para votação em Plenário.

Notícias anteriores:
Relatora quer mais debates sobre quiropraxia

Reportagem - Sandra Crespo
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.