Educação, cultura e esportes

Câmara homenageia 100 anos de nascimento de Nelson Gonçalves

17/06/2019 - 16:20  

A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (17), sessão solene em homenagem aos 100 anos de nascimento do cantor Nelson Gonçalves, nascido em 21 de junho de 1919. Durante a carreira musical, Nelson gravou mais de duas mil canções, 183 discos, 128 álbuns e ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Homenagem aos 100 anos de Nascimento do Cantor Nelson Gonçalves
Nelson Gonçalves gravou mais de duas mil canções e vendeu mais de 80 milhões de cópias de discos

Em discurso lido em Plenário, o presidente Rodrigo Maia ressaltou que, apesar da vida turbulenta que teve, Nelson Gonçalves tornou-se um dos maiores vendedores de discos musicais do Brasil, atingindo a marca de 80 milhões de cópias. “Nelson capturou o espírito do seu tempo e o traduziu em canções que emocionaram gerações de brasileiros. Por isso, merece ocupar lugar de destaque na memória coletiva e na cultura de nosso país”, afirmou.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) destacou que a música e a arte são expressões culturais que dão forma a uma sociedade. Para o deputado, a cultura brasileira, em especial a música popular brasileira, sofreu uma grande influência do cantor. “O boêmio foi agraciado com o exclusivo prêmio Nipper da gravadora RCA. Além de Nelson Gonçalves, apenas Elvis Presley foi digno de tamanho reconhecimento”, ressaltou.

A filha do cantor Nelson Gonçalves, Lilian Gonçalves, esteve presente na solenidade e lembrou que o maior medo da vida do cantor era ser esquecido. “Eu vou batalhar com todas as minhas forças para que ele sempre esteja na memória de todos os brasileiros”, afirmou.

Segundo Lilian Gonçalves, após a morte do pai, em 18 de abril de 1998, vários locais e projetos foram criados em homenagem ao cantor. “Eu consegui criar o Bar do Nelson, o Teatro Nelson Gonçalves, a Praça Nelson Gonçalves, o Memorial Nelson Gonçalves e o projeto do centenário”, destacou.

História
Nelson Gonçalves é o nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral. Ele foi reconhecido como o segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, ficando atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões. O maior sucesso do cantor foi a canção "A Volta do Boêmio". Nelson faleceu em decorrência de um infarto agudo do miocárdio, no apartamento da filha Marilene, enquanto a visitava.

Reportagem - Caroline César
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.