Educação, cultura e esportes

Caruaru comemora 162 anos com sessão solene na Câmara

27/05/2019 - 17:42  

A Câmara dos Deputados realizou homenagem aos 162 anos do município de Caruaru. Conhecida como a “princesa do agreste”, a cidade é a maior do interior do estado de Pernambuco e conta com mais de 350 mil habitantes.

Em discurso enviado para ser lido em Plenário, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, destacou que o município é o segundo maior no polo têxtil do Brasil. Maia também ressaltou que a Feira Livre de Caruaru foi reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil em 2007 e que o complexo de artes figurativas no Alto do Moura foi reconhecido pela Unesco como o maior da América Latina.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem aos 162 anos do Município de Caruaru/PE
Banda de Pífanos de Caruaru Dois Irmãos tocou "Asa Branca" e o hino da cidade na solenidade

“Ali perpetuam-se saberes, fazeres e produtos representativos da história e da cultura locais, a garantir como referência máxima a memória e a identidade do agreste pernambucano”, salientou.

O deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), autor do pedido para a realização da solenidade, afirmou que Caruaru é um lugar onde se cultuam diversas manifestações populares e destacou ilustres cidadãos caruaruenses, como Mestre Vitalino. O deputado também reafirmou o compromisso de trabalhar em prol da região.

“Há muito o que fazer pela cidade, se não houver união entre aqueles que fazem a política de Caruaru, se a gente tiver uma visão limitada da coisa pública a gente vai estar dando vida longa aos problemas e dificultando as soluções”, finalizou.

Para Manoel Santos, presidente do sindicato dos lojistas do comércio de Caruaru, é preciso que os políticos se unam e sejam favoráveis à reforma da Previdência.

“Esse país só vai começar a andar quando tiver uma estrutura e um Estado mais leve que possa garantir mais investimentos e gerar empregos”, pontuou.

Raquel Lyra, prefeita do município de Caruaru, salientou a força da população para enfrentar os desafios como a desigualdade social e a falta de água na região. Ela afirmou que a sua geração de políticos tem a obrigação de reinventar a democracia e de garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

“Que a gente possa fazer mais e melhor para garantir o futuro da nossa cidade e do nosso país”, encerrou.

Reportagem - Karina Berardo
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.