14/05/2019 - 12h06

Bancada paranaense critica corte orçamentário na universidade federal do estado

A Bancada do Paraná na Câmara dos Deputados reuniu-se ontem com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, e com diretores da instituição para discutir o corte de recursos em universidades e nos institutos federais, anunciados na última semana pelo governo federal. Coordenada pelo deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR), a bancada manifestou apoio à universidade e criticou os possíveis cortes orçamentários.

“A bancada é a favor da UFPR, a favor da educação, dos nossos institutos federais. Vamos discutir uma forma de reverter o bloqueio, para que não haja esse corte e esse recurso seja liberado”, disse Wandscheer.

Para o reitor da UFPR, o corte de 30% inviabilizará o funcionamento da instituição já no segundo semestre. Nos institutos federais esse corte será ainda maior. Quase 100 mil alunos devem ser prejudicados em todo estado.

No encontro desta segunda também estiveram presentes os deputados do Paraná Rubens Bueno (Cidadania), Schiavinato (PP), Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB), Sergio Souza (MDB), Luizão Goulart (PRB), Reinhold Stephanes Junior (PSD), Aliel Machado (PSB), e Leandre (PV). Também participaram do encontro três senadores do estado: Oriovisto Guimarães (Pode), Alvaro Dias (Pode) e Flávio Arns (Rede).

Da Redação - ND
Com informações da assessoria de imprensa do Pros

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'