Educação, cultura e esportes

Câmara inaugura exposição sobre cidadania com personagens de Mauricio de Sousa

Até o dia 11 de abril, o público poderá conferir a exposição com gravuras da Turma da Mônica no corredor de acesso ao Plenário

20/03/2019 - 23:08  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Abertura da Exposição da Turma da Mônica. O cartunista Mauricio de Sousa e a dep. Soraya Santos (PR - RJ)
Mauricio de Sousa participou da abertura da exposição

A Câmara dos Deputados e o Instituto Mauricio de Sousa inauguraram nesta quarta-feira (20) uma exposição com temas sociais utilizando os personagens da Turma da Mônica.

A exposição destaca campanhas institucionais em que os personagens falam de assuntos como direito das crianças e cidadania e histórias desenvolvidas em parceria com a Câmara sobre a importância do voto e da participação na política.

O criador da turma, Mauricio de Sousa, esteve presente e falou sobre a importância de usar seus personagens de forma educacional. "Para falar de deveres, de direitos, para falar de democracia em uma linguagem que as crianças entendam. Vamos nos educar cada vez melhor ou mais. Vamos exigir do Estado as melhores escolas e os professores melhor remunerados", afirmou.

O cartunista se emocionou ao falar com as pessoas que estavam na abertura da exposição, inclusive muitas crianças que pediam autógrafos e queriam tirar fotos com ele. "Sinto-me honrado por estar aqui para receber este tipo de carinho de vocês todos. Por sentir que muitos de vocês aprenderam a ler com a Turma da Mônica", afirmou.

Exposição
A mostra Mauricio de Sousa: Imaginação a serviço da sociedade está no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, e fica até o dia 11 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

 

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.