Educação, cultura e esportes

Benedita da Silva defende apoio do poder público para a cultura

14/03/2019 - 13:54  

A presidente da Comissão de Cultura, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), afirmou que é preciso resgatar a produção cultural no país. Ela lembrou que o acesso à cultura é um direito constitucional.

"Você tem uma série de produções que estão sendo feitas pelo Brasil afora sem nenhum recurso do poder público e sem nenhum apoio. Então, é preciso que a gente resgate isso", disse.

A mesa da Comissão de Cultura neste ano é composta somente por mulheres. Durante a reunião, as deputadas se revezaram pedindo que o assassinato da vereadora Marielle Franco não fique impune.

Os suspeitos de executar Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, foram presos na terça-feira (12), no Rio de Janeiro. As investigações continuam para identificar possíveis mandantes dos assassinatos.

Perfil
Benedita, 77 anos, está no quinto mandato como deputada federal e é a parlamentar mais idosa a presidir uma comissão. Participou da elaboração da Constituição de 1988 como constituinte e também chefiou o governo do estado Rio de Janeiro.

Já foi líder do PT em diversas ocasiões e também relatora da PEC que ampliou os direitos dos trabalhadores domésticos, atual Emenda Constitucional 72.

O que faz a comissão
Entre outras atribuições, cabe à Comissão de Cultura analisar propostas relacionadas a: patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico; acordos culturais com outros países; direito de imprensa, informação e manifestação do pensamento e expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação; produção intelectual e sua proteção, direitos autorais e conexos; gestão da documentação governamental e patrimônio arquivístico nacional; diversões e espetáculos públicos; datas comemorativas; e homenagens cívicas.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.