Educação, cultura e esportes

Benedita da Silva é eleita presidente da Comissão de Cultura

14/03/2019 - 10:02   •   Atualizado em 14/03/2019 - 13:16

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Instalação da Comissão e eleição para presidente e vice-presidentes. Presidente, dep. Benedita da Silva (PT – RJ)
Benedita da Silva vai comandar colegiado que cuida de questões como a patrimônio histórico e liberdade de expressão

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados elegeu nesta quinta-feira (14) sua nova presidente: a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Ela recebeu 11 de votos e dois parlamentares voltaram em branco. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita para a 1ª vice-presidência e a deputada Áurea Carolina (Psol-MG), para a 2ª vice.

Benedita da Silva lembrou que o acesso à cultura é um direito constitucional e afirmou que é preciso resgatar a produção cultural no País.

"Você tem uma série de produções que estão sendo feitas pelo Brasil afora sem nenhum recurso do poder público e sem nenhum apoio. Então, é preciso que a gente resgate isso", defendeu.

Perfil
Benedita, 77 anos, está no quinto mandato como deputada federal e é a parlamentar mais idosa a presidir uma comissão. Participou da elaboração da Constituição de 1988 como constituinte e também chefiou o governo do estado Rio de Janeiro.

Já foi líder do PT em diversas ocasiões e também relatora da PEC que ampliou os direitos dos trabalhadores domésticos, atual Emenda Constitucional 72.

O que faz a comissão
Entre outras atribuições, cabe à Comissão de Cultura analisar propostas relacionadas a: patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico; acordos culturais com outros países; direito de imprensa, informação e manifestação do pensamento e expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação; produção intelectual e sua proteção, direitos autorais e conexos; gestão da documentação governamental e patrimônio arquivístico nacional; diversões e espetáculos públicos; datas comemorativas; e homenagens cívicas.

Da Reportagem – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.