Educação, cultura e esportes

Seminário vai debater papel das bibliotecas como promotoras de mudanças

Evento será realizado por ocasião do Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março

11/03/2019 - 08:36  

seminário bibliotecas

Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, as bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promovem, nesta segunda e terça (11 e 12), o evento Bibliotecas: diálogos para mudança. Nos dois dias, serão realizados debates, abertos ao público, no auditório do Interlegis, no Senado.

O evento será promovido em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e com a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias – Seção América Latina e Caribe (Ifla Lac).

Hoje serão debatidos temas como parcerias entre bibliotecas de países da América Latina e do Caribe. Entre os convidados estão a diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto; o jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Eugenio Bucci; e a presidente da Ifla, Glória Pérez-Salmeron.

Na terça (12), o seminário vai discutir os desafios que as bibliotecas e os bibliotecários brasileiros enfrentam na atualidade. Foi convidado o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, que abordará o tema sob a ótica do leitor. Haverá ainda a mesa-redonda Bibliotecários: perspectivas para mudanças na profissão, com a presença das bibliotecárias Marília Abreu Paiva (UFMG), Célia Regina Simonetti (Ufam) e Gilvanedja Mendes (UFPB).

As inscrições para o evento podem ser feitas aqui.

Da Redação
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.