Educação, cultura e esportes

CCJ aprova rodeio crioulo como manifestação da cultura nacional

22/11/2018 - 14:31  

Reprodução/TV Câmara
dep. Pompeo Matos
Pompeo de Mattos: só no RS há mais de 300 rodeios crioulos todos os anos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) o Projeto de Lei 3714/15, que eleva o rodeio crioulo, bem como suas expressões artístico-culturais e campeiras, à condição de manifestação da cultura nacional.

A proposta é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) e recebeu parecer favorável do deputado Alceu Moreira (MDB-RS). Como foi aprovado em caráter conclusivo, o projeto deve seguir diretamente para análise do Senado, a menos que haja recurso para que a decisão final na Câmara seja em Plenário.

Ao justificar o projeto, Pompeo de Mattos argumenta que só no Rio Grande do Sul são mais de 300 rodeios crioulos realizados todos os anos. O texto determina que em todas as provas, competições ou apresentações do rodeio crioulo deverá ser usada a pilcha, indumentária típica gaúcha, que inclui bombacha, lenço e bota, entre outros acessórios.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

Já existe em vigor uma lei que elevou o rodeio e a vaquejada (típica do Nordeste) à condição de manifestações da cultura nacional e de patrimônio cultural imaterial (Lei 13.364/16).

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta