Educação, cultura e esportes

Câmara dos Deputados entrega Medalha Mérito Legislativo de 2018

21/11/2018 - 20:59  

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (21) uma sessão especial para a entrega da Medalha Mérito Legislativo 2018.

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Entrega da Medalha do Mérito Legislativo 2018
A Medalha do Mérito Legislativo foi entregue durante sessão solene no Plenário da Câmara nesta quarta-feira

A condecoração é destinada a autoridades, personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos sociais, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

O vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), afirmou que o mais importante papel dos cidadãos e dos grupos sociais organizados é o de trabalhar pelo bem comum. Para ele, existem muitas maneiras de fazer ações complementares às do poder público, com soluções criativas e inovadoras.

"Quaisquer que tenham sido suas razões pessoais, todos lutaram para chegar ao patamar onde hoje se encontram todos. Sem dúvida enfrentam e continuam enfrentando grandes desafios e a preocupação com os problemas que afligem os brasileiros", disse.

Apesar de ter assumido a presidência da República, por viagem do presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, compareceu à solenidade para a entrega das medalhas. "Muito obrigado por estarem aqui conosco nesse dia tão importante para Câmara dos Deputados e que cada vez mais a Câmara possa representar melhor, dialogar melhor e estar mais próxima à sociedade brasileira", disse.

Mônica Benício, viúva da vereadora Marielle Franco, disse que o prêmio é uma justa homenagem à memória de Marielle e que também ajuda a continuar o legado de seu trabalho.

"Marielle era uma defensora dos direitos humanos. Ela carregava no próprio corpo e na construção da história de vida dela todas as pautas. Era uma mulher negra, favelada, lésbica, então é fundamental que a gente tenha esse tipo de reconhecimento, porque expressa o simbolismo da luta dela e de toda a preservação das pautas pelas quais lutava, como o fim do genocídio da nossa população negra, o fim das mortes da nossa população LGBT e do feminicídio."

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

Ilson Mateus Rodrigues, presidente do Grupo Mateus, afirmou que o prêmio foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido no setor de distribuição, em atacado e varejo, em quatro estados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

"São 32 anos de muita luta, muito trabalho. Eu acho que isso é que muda a cara do nosso país: se cada um de nós fizer um pouco, se esforçar, eu acho que nós, empreendedores, trabalhadores, é que vamos mudar a cara desse país."

Pessoas com as mais diversas formações, como médicos, religiosos, juízes e ativistas dos direitos humanos receberam as medalhas do Mérito Legislativo 2018. Quarenta e sete pessoas foram indicadas pelos deputados e receberam a premiação das mãos de líderes dos partidos e dos integrantes da Mesa Diretora da Câmara.

Confira aqui a lista dos premiados

Reportagem – Márcia Torres
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.