Educação, cultura e esportes

Candidato de Santa Catarina vence o Eleitor Mirim 2018

Projeto chama a atenção de crianças e jovens sobre a importância do voto

29/10/2018 - 19:17  

O Plenarinho, programa da Câmara dos Deputados voltado ao público infantojuvenil, divulgou, nesta segunda-feira (29), o resultado do Eleitor Mirim 2018. O vencedor foi Justinho, candidato da Escola José Pasqualini, de Corupá (SC), sob a coordenação da professora Meiriellen Colares.

Câmara dos Deputados
Justinho vencedor Câmara Mirim
Justinho concorreu com outros quatro candidatos

O Eleitor Mirim é realizado a cada dois anos com o objetivo de debater o processo eleitoral e conscientizar estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental sobre a importância da participação na vida política. Na edição deste ano, cinco candidatos, criados por alunos de escolas de diversas regiões do país, concorreram ao cargo de deputado federal.

A disputa do Eleitor Mirim 2018 registrou um total de 19.411 votos de crianças de todo o Brasil. Justinho, que venceu com 7.899 votos, propôs igualdade de direitos para todas as crianças e adolescentes por meio do acesso à informação, à tecnologia e principalmente à Justiça. Prometeu investimentos em educação pública gratuita e de qualidade, além de segurança para os jovens. Sua posse está marcada para fevereiro de 2019, quando os parlamentares da Câmara e do Senado iniciam a nova legislatura.

Os demais candidatos foram:

* Oswaldinho, do Partido dos Direitos Infantis (PDI), sob coordenação da professora Amanda Souza, da Escola Municipal Prof. Oswaldo de Oliveira, de Sorocaba (SP), que obteve 6.356 votos;
* Valter Silva, do Partido Millenium do Futuro, sob coordenação da professora Sabrina Santana, da Escola do Futuro e Escola Millenium, de Governador Valadares (MG), que teve 3.868 votos;
* Diana Rogers, do Partido Conexão Estudantil (PCE), sob coordenação da professora Viviane Chagas, do Colégio Conexão, de Joaçaba (SC), que teve 832 votos;
* e Super Betinho, do Partido Criança Fala Sério (PCFS), criado pelos estudantes da professora Dilvete Rocio Simioni, da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco, de Campina Grande do Sul (PR), que teve 456 votos.

Eleitor Mirim
O Eleitor Mirim conta com a parceria dos professores. Eles recebem uma cartilha com textos que abordam, de forma divertida, os vários aspectos do processo eleitoral, como a importância do voto, a necessidade de se acompanhar o trabalho dos eleitos, as possibilidades de engajamento cidadão, entre outros.

Além disso, a cartilha traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. As inscrições para o próximo Eleitor Mirim estão previstas para 2020, quando haverá novo pleito.

Da Redação - AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.