Educação, cultura e esportes

Proposta susta norma que amplia cursos superiores a distância

06/08/2018 - 17:12  

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo 961/18, do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que susta decreto que regulamenta os cursos a distância.

Thyago Marcel/Câmara dos Deputados
Deputado Orlando Silva
Preocupação do deputado está relacionada, principalmente, com os cursos da área da saúde

Segundo Silva, o Decreto 9.057/17 não fixou critérios seguros sobre educação a distância, especificamente na área da saúde onde são imprescindíveis aulas presenciais, deixando o tema demasiadamente aberto.

“Como formar profissionais de saúde simplesmente por ensino integralmente a distância, sem que ao menos tenha contato com a fisiologia de um corpo?”, questionou o parlamentar.

A falta de critérios mais objetivos pode, para Silva, causar danos aos pacientes, destinatários finais da relação em hospitais, clínicas, postos de saúde, farmácias públicas e privadas.

De acordo com censo da educação superior de 2016 divulgado pelo Ministério da Educação, há 4,48 milhões de vagas de cursos a distância e 6,18 milhões de cursos presenciais. “Isso demonstra a quase paridade de vagas e a necessidade de avaliação dos cursos por critérios objetivos”, disse Silva.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 961/2018

Íntegra da proposta