Educação, cultura e esportes

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal de Catalão

19/12/2017 - 18:13  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos
Plenário aprovou criação da UFCAT por desmembramento da Universidade Federal de Goiás

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) o Projeto de Lei 5271/16, do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) por desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG). A matéria será enviada ao Senado.

De acordo com o texto, enviado pela então presidente Dilma Rousseff, a universidade será integrada pelo campus de Catalão, constituído das unidades 1 e 2, com a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da Universidade de Goiás alocados em Catalão e todo o patrimônio do campus.

Cargos
Além dos cargos já existentes, o projeto cria 81 cargos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e cargos em comissão, dos quais 7 cargos de direção CD-2, 8 cargos de direção CD-3, 25 CD-4, 56 funções gratificadas FG-1, 106 FG-2, 63 FG-3 e 5 funções comissionadas de coordenação e curso (FCC).

São criados, ainda, por transformação, os cargos de reitor e vice-reitor, que serão nomeados pelo ministro da Educação até que a universidade seja organizada na forma de seu estatuto.

Apesar da criação dos cargos, cuja estimativa de impacto financeiro era, em 2016, de R$ 8,19 milhões anuais, seu provimento depende de autorização expressa na lei orçamentária.

Parecer favorável
O deputado Rubens Otoni (PT-GO) apresentou parecer em Plenário, pela Comissão de Finanças e Tributação, que concluiu pela adequação financeira e orçamentária do projeto.

A redação final da proposta foi assinada pelo deputado Fábio Sousa (PSDB-GO).

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta