Educação, cultura e esportes

Câmara aprova inscrição de Bernardo Sayão no Livro dos Heróis da Pátria

14/08/2017 - 13:01  

Leonardo Prado / Câmara dos Deputados
Reunião para discussão sobre desincompatibilização, pré-campanha, pesquisas eleitorais, antecipação de registro e deliberação de requerimentos. Dep. Rubens Otoni (PT-GO)
Rubens Otoni: parecer pela aprovação da proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta que insere o nome de Bernardo Sayão Carvalho Araújo no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Foi aprovado o Projeto de Lei 1899/15, do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), que segue para o Senado. Relator na CCJ, o deputado Rubens Otoni (PT-GO), recomendou a aprovação do texto com a emenda da Comissão de Cultura, que acrescenta ao texto a expressão “Bandeirante do Século XX”.

Bernardo Sayão Carvalho Araújo
Carioca, nascido em 1901, Bernardo Sayão teve importante papel no processo de ocupação do interior do País. Engenheiro por formação, aceitou o convite de Getúlio Vargas e dirigiu a implantação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás a partir de 1941, na chamada “Marcha para o Oeste”.

Em 1944, o engenheiro concluiu a estrada que ligaria a então Colônia Agrícola de Ceres à cidade de Anápolis. Como reconhecimento por seu trabalho na região, foi eleito vice-governador de Goiás em 1954.

Em 1957, mudou-se para Brasília e foi um dos primeiros diretores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), criada um ano antes pelo presidente Juscelino Kubitschek, com a finalidade de gerenciar e coordenar a construção da nova capital do Brasil.

Atendendo à solicitação de Kubitschek, administrou a construção da rodovia Belém-Brasília (BR-153). Morreu no dia 15 de janeiro de 1959, durante as obras para a abertura da estrada, quando uma árvore caiu sobre a barraca onde estava.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta