20/04/2017 - 17h53

Câmara homenageia o Dia Mundial do Escoteiro

A Câmara dos Deputados homenageou em sessão solene, nesta quinta-feira (20), o Dia do Escoteiro. A data é comemorada mundialmente em 23 de abril.

Lúcio Bernardo Jr / Câmara dos Deputados
Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Escoteiro
Existem atualmente mais de 80 mil escoteiros no Brasil. Alguns deles acompanharam a sessão no Plenário Ulysses Guimarães

A homenagem foi solicitada pelo deputado Antônio Jácome (PTN-RN). Ele ressaltou que o escotismo incentiva a solidariedade e a defesa do meio ambiente, além de ajudar a formar jovens engajados em construir um mundo melhor, justo e fraterno.

“No escotismo, a juventude aprende o significado de cidadania e democracia, auxiliando no desenvolvimento da consciência política”, afirmou Jácome.

Segundo a União dos Escoteiros do Brasil, existem atualmente mais de 80 mil escoteiros no País.

Projeto de lei
Em 2016, a Câmara aprovou proposta que cria o Dia Nacional do Escotismo, a ser celebrado também em 23 de abril. O texto é um substantivo da Comissão de Cultura ao Projeto de Lei 7532/10, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ). A matéria aguarda apreciação do Senado Federal.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Alex Akira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Paulo Vendrami | 23/04/2019 - 13h11
Tenho dúvidas de que existam 80 mil escoteiros no Brasil (rapazes e moças e dirigentes). Na década de 70, na ditadura, quando o movimento foi grandemente incentivado, havia 32 mil membros do escotismo. Hoje, 50 anos depois, o escotismo tem muito pouca visibilidade. Poucos sabem indicar o endereço de um grupo escoteiro perto de sua casa. Apesar disso se diz que o movimento tenha 80 mil adeptos.Nem sequer é acessível um endereço eletrônico da União dos Escoteiros do Brasil. Gostaria que este número fosse esclarecido.Obrigado.