Educação, cultura e esportes

Comissão mista analisa parecer à MP sobre mudanças no Fies

25/10/2016 - 10:34  

A comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 741/16 reúne-se nesta tarde para analisar o relatório do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) à matéria. A MP alterou as regras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O texto determina que a remuneração administrativa dos bancos na concessão do Fies seja paga pelas instituições privadas de ensino superior, e não mais pela União. A remuneração, prevista na lei de criação do Fies (10.260/01), é de 2% sobre o valor dos encargos educacionais liberados.

Antes da edição da MP, os bancos eram remunerados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE) em até 2% calculados sobre o saldo devedor dos financiamentos concedidos, ponderados pela taxa de adimplência.

A mudança começou a valer a partir de inscrições e renovações semestrais referentes ao segundo semestre de 2016, entre 15 de julho e 1º de agosto.

A comissão tem como presidente o deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG). O vice-presidente é o senador Dário Berger (PMDB-SC), e o relator revisor, o deputado Augusto Coutinho (SD-PE).

A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta