Educação, cultura e esportes

Convidados destacam a educação como fundamental para o futuro da juventude brasileira

Tema foi debatido na Comissão de Legislação Participativa nesta quarta

11/08/2016 - 20:59  

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as políticas públicas para fortalecimento do Protagonismo juvenil, em alusão ao Dia Internacional da Juventude
Debate foi realizado em alusão ao Dia Mundial da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto

A educação foi apontada como o principal fator de fortalecimento do protagonismo juvenil durante audiência pública, nesta quarta-feira (10), na Comissão de Legislação Participativa da Câmara.

O assunto, proposto pela Associação Sergipana de Distribuidores Independentes em Marketing de Rede (ASEDI), foi debatido em alusão ao Dia Mundial da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens representam, hoje, ¼ da população do País e, desses, 51 milhões tem entre 15 e 29 anos.

O Dia Mundial da Juventude foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999.

Trabalho precoce
Convidada para a audiência, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Katia Arruda ressaltou que, atualmente no Brasil, 90% dos jovens que possuem alguma defasagem escolar é devido ao início do trabalho precoce.

Para ela, a educação, o combate ao trabalho infantil e o estímulo à aprendizagem são conceitos essenciais para o progresso da educação no País. "É com a educação que esse jovem vai ter realmente o seu futuro garantido", salientou.

Protagonismo
Na avaliação de Clareana Cunha, coordenadora da Comissão de Articulação e Diálogo do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a educação e a participação cada vez mais atuante dos jovens são fundamentais para o País: "Para nós, o protagonismo juvenil se dá através da participação da juventude na política e no cotidiano da construção do país. A gente fala da educação como algo transformador".

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), presidente da Comissão, também enfatizou a importância de programas como a do jovem-aprendiz para a juventude: "É uma das questões que estão sendo discutidas - as empresas privadas fazem convênios com instituições e aproveitam o adolescente aprendiz dentro da empresa, para quando ele atingir a sua maioridade já ter uma profissão definida e dar sua contribuição ao desenvolvimento do País".

Reportagem - Vitor Santos
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.