Educação, cultura e esportes

Para professor, doutrinação ideológica é intrínseca aos cursos de pedagogia

24/03/2015 - 16:07  

Assista ao vivo.

O professor de sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Bráulio Porto de Matos afirmou há pouco que a doutrinação ideológica é tão intrínseca nos cursos de pedagogia que nem é mais percebida pelos alunos da licenciatura, que, no futuro, se tornarão professores da educação básica.

Matos participa neste momento de audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados sobre a possível existência de doutrinação política e ideológica nas escolas brasileiras.

Autor do requerimento para realização do debate, o deputado Izalci (PSDB-DF) afirma que muitos pais reclamam que os professores ensinam suas próprias visões de mundo aos alunos, sob o pretexto de estarem transmitindo uma visão crítica da realidade.

Bráulio Porto de Matos criticou ainda o fato de o governo patrocinar “campanhas absurdas", como as máquinas de camisinha e as aulas de educação sexual, sem o consentimento dos pais.

Liberdade
Também presente à audiência, Celso da Costa Franches, representante da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), destacou que as liberdades política, ideológica e religiosa devem ser garantidas nas escolas em qualquer nível. Para ele, qualquer atuação que desrespeite esses pilares é inconstitucional e deve ser punida.

A reunião prossegue no plenário 11.

Mais informações a seguir.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.