Educação, cultura e esportes

Crianças podem votar em eleição virtual do portal Plenarinho

01/10/2014 - 16:49  

Crianças de todo o Brasil já podem votar na urna eletrônica do site infantil Plenarinho (http://www.plenarinho.gov.br), da Câmara dos Deputados. Quatro candidatos foram criados pelas escolas participantes da campanha Eleitor Mirim 2014. Eles concorrem ao cargo de deputado federal de Plenarópolis.

Plenarinho - Eleitor Mirim 2014
Quatro candidatos concorrem na campanha Eleitor Mirim 2014.

Até o dia 26 de outubro, as crianças podem assistir aos vídeos com a campanha de cada um deles no portal do Plenarinho e votar no candidato preferido. As campanhas eleitorais foram montadas pela equipe do Plenarinho com base nas informações enviadas pelas escolas.

A partir de 5 de outubro, crianças e adolescentes que visitarem o Congresso Nacional também poderão votar na eleição mirim, em um computador que estará disponível na Câmara dos Deputados.

Conheça os candidatos
Os concorrentes no pleito de 2014 são:

  • Felicinha, do Partido da Criança Feliz (PCF). Criada pela professora Sueny dos Santos Lira Costa e seus estudantes da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itaparatins (TO);
  • Maria Açaí, do Partido Salvação do Verde (PSV). Criada pela professora Naglla Quemel e seus estudantes do 5º ano do Colégio Santo Antônio, de Belém (PA);
  • Senhor Ecolítico, do Partido de Respeito ao Meio Ambiente (PRMA). Criado pela professora Márcia Alonso e seus estudantes do 6º ano do Colégio Sagrado Coração de Maria, de Brasília (DF);
  • Vismonte, do Partido Educacional Monte Sinai (PEMTES). Criado pelo professor Paulo Roberto Leandro da Silva e seus estudantes dos 8º e 9º anos do Colégio Monte Sinai, de Maceió (AL).

Eleitor Mirim
Realizado em anos eleitorais, em parceria com professores, o Eleitor Mirim tem por objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da participação na vida política. Os professores recebem uma cartilha sobre os vários aspectos do processo eleitoral, como a importância do voto e a necessidade de acompanhar o trabalho dos eleitos. A cartilha ainda traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

A novidade deste ano é um banner digital da campanha mirim para ser compartilhado por e-mail ou nas redes sociais, com o slogan #pesquiseconheçavote.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.