Educação, cultura e esportes

Crianças poderão votar em eleição virtual no portal Plenarinho

03/09/2014 - 19:05  

Já estão definidos os candidatos fictícios do projeto Eleitor Mirim, promovido pela Câmara dos Deputados por intermédio do seu site infantil Plenarinho (http://www.plenarinho.gov.br). O projeto tem caráter pedagógico, é voltado para alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e simula uma eleição direta virtual para deputado federal.

Os candidatos são fictícios, mas têm número, pertencem a um partido (igualmente fictício) e apresentarão plataforma política.

Os concorrentes no pleito de 2014 são:

  • Felicinha, do Partido da Criança Feliz (PCF). Criada pela professora Sueny dos Santos Lira Costa e seus estudantes da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itaparatins (TO);
  • Maria Açaí, do Partido Salvação do Verde (PSV). Criada pela professora Naglla Quemel e seus estudantes do 5º ano do Colégio Santo Antônio, de Belém (PA);
  • Senhor Ecolítico, do Partido de Respeito ao Meio Ambiente (PRMA). Criado pela professora Márcia Alonso e seus estudantes do 6º ano do Colégio Sagrado Coração de Maria, de Brasília (DF);
  • Vismonte, do Partido Educacional Monte Sinai (PEMTES). Criado pelo professor Paulo Roberto Leandro da Silva e seus estudantes dos 8º e 9º anos do Colégio Monte Sinai, de Maceió (AL).

Calendário
Com base nas informações enviadas pelas escolas, a equipe do Plenarinho produzirá as campanhas de cada candidato, que serão veiculadas no horário eleitoral do site. As campanhas e a urna virtual estarão disponíveis simultaneamente a partir do dia 1º de outubro. As votações vão até o dia 26 de outubro.

Nas eleições municipais de 2012, o projeto Eleitor Mirim contou com 43.956 votos. Os participantes elegeram o candidato Amancinho para prefeito da cidade fictícia de Plenarópolis.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.