Educação, cultura e esportes

PNE: relator recua e retoma texto da Câmara sobre discriminação na escola

02/04/2014 - 16:50  

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/04/ComaPalavra-Ent.AngeloVanhoni-02042014.mp3' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/04/ComaPalavra-Ent.AngeloVanhoni-02042014.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça entrevista do deputado Vanhoni sobre o PNE.

O relator do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), decidiu, nesta quarta-feira (2), retomar o texto do inciso que havia sido aprovado na Câmara, segundo o qual uma das diretrizes do PNE é a "superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual".

O texto apresentado no relatório anterior, criticado por alguns parlamentares, destacava como uma das metas do plano a "superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualde racial, regional, de gênero e de orientação sexual e na erradicação de todas as formas de discriminação".

O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) defendeu o texto do substitutivo do relator. Ele destacou que todas as pessoas têm de ser contempladas no texto do PNE. "Está claro na Constituição que existem discriminações de raça e sexo. É fundamental que o relatório desconstrua essa realidade."

Ao fazer referência à discriminação de gênero e destacando que o Brasil é um país laico, Wyllys disse ser "curiosa essa preocupação de fundamentalistas das religiões cristãs". "Existem pessoas fundamentalistas que querem influenciar a votação, retirando a identidade de gênero no PNE, mas essas mesmas pessoas não atacam o abuso sexual praticados por religiosos", afirmou. "Esses indíviduos levantaram faixas ofensivas à dignidade humana. No estado laico e democrático de direito, dogmas não devem afetar políticas públicas", declarou.

A reunião da comissão especial do PNE prossegue no plenário 1.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8035/2010

Íntegra da proposta